Mundo

Papa Leão XIV adverte católicos sobre veneração a Maria e afirma que “Jesus é o único Salvador”

Foto: Reprodução/GloboNews

O Vaticano, com aval do Papa Leão XIV, publicou nesta terça-feira (4) uma nota doutrinária que orienta os fiéis sobre uma devoção mariana mais equilibrada. No documento, o pontífice reafirma que “somente Jesus Cristo é o Salvador da humanidade“, enquanto pede cautela no uso de certos títulos atribuídos à Virgem Maria.

Segundo a instrução do Dicastério para a Doutrina da Fé, o título de “corredentora” para Maria não deve ser usado, pois pode causar “confusão” ao obscurecer a mediação única e salvífica de Cristo. O texto reconhece que Maria “cooperou” na obra da redenção, mas deixa claro que seu papel é subordinado ao de Jesus.

Sobre o termo “mediadora”, a nota adverte que só é aceitável se usado num sentido que não substitua ou diminua o papel de Cristo: a mediação de Maria deve ser compreendida como participativa, não independente.

A nova instrução também revisita títulos mais comuns, como “Mãe da Igreja”, “Mãe dos fiéis” e “Mãe da graça”, permitindo seu uso desde que estes sempre apontem para Jesus e não deem a entender que Maria distribui graças por conta própria.

Para o Vaticano, a devoção a Maria continua sendo “um tesouro da Igreja”, mas sem ofuscar a adoração devida apenas a Cristo. A nota afirma que os devotos devem evitar apresentar Maria como uma espécie de “alternativa” a Jesus na mediação entre a humanidade e Deus.

A posição do Papa Leão XIV é vista como um desfecho para um debate teológico antigo dentro da Igreja. Já líderes como o falecido Papa Francisco também haviam se manifestado contra o uso de “corredentora”: ele chegou a dizer que Maria “nunca quis tirar nada do filho para si”.

Futricando

Futricando

About Author

Coluna de entretenimento do site Conectado News.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Mundo

“Tempestade do século”: furacão Melissa atinge a Jamaica com ventos de quase 300 km/h e deixa mortos

Foto: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) A Jamaica enfrenta nesta terça-feira (28) um dos piores desastres naturais da sua
Mundo

Reencontro histórico: Papa Leão XIV e Rei Charles III rezam juntos na Capela Sistina após cinco séculos

Divulgação: @VATICAN MEDIA Um momento marcante para a história do cristianismo foi vivido na manhã desta quinta-feira (23), no Vaticano. Pela