Bahia

Você é Santos ou Silva? Confira lista dos sobrenomes mais comuns da Bahia

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na Bahia, ser “Santos” é mais comum do que ser “Silva”. De acordo com o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sobrenome de forte conotação religiosa ocupa o topo do ranking estadual, presente em 26,3% da população, o equivalente a 3,7 milhões de pessoas.

O levantamento mostra que a Bahia e Sergipe são as únicas exceções do país onde “Silva” não é o líder. No restante do Brasil, ele segue como o sobrenome mais frequente, com 34 milhões de registros, o que representa 16,8% dos brasileiros.

Na Bahia, o segundo lugar fica com “Silva”, adotado por 2,4 milhões de moradores (17,6%). Em seguida, aparecem “Souza”, com 1,1 milhão de pessoas (8,4%); “Oliveira”, com 1,14 milhão (8,1%); e “Jesus”, com 1,07 milhão (7,6%).

O sobrenome “Jesus” tem destaque particular no estado. Embora ocupe apenas a 17ª posição no ranking nacional, na Bahia ele é o quinto mais comum e concentra quase 40% de todas as pessoas com esse nome no país. Os dez municípios com maior proporção de moradores com o sobrenome Jesus estão em território baiano, liderados por Presidente Tancredo Neves (29,2%), Teolândia (29%) e Piraí do Norte (26%).

Outro dado curioso vem do sobrenome “Souza”, o terceiro mais popular entre os baianos. As cidades de Mulungu do Morro e Souto Soares registram as maiores proporções de pessoas com esse nome no Brasil, 30,7% e 30,1%, respectivamente.

Em Salvador, o retrato é semelhante ao estadual. O top 5 de sobrenomes mais comuns em 2022 ficou assim:

1. Santos – 605.141 pessoas

2. Silva – 322.839

3. Souza – 150.350

4. Jesus – 149.985

5. Oliveira – 148.223

Mayara Nayllanne

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Bahia

Veículo que transportava pacientes sofre incêndio em rodovia estadual

Redação Conectado News Na manhã desta segunda-feira (6), um veículo tipo Van, pertencente a uma clínica privada de Santo Antônio
Bahia

”É muito importante que o Ministério Público fiscalize o trabalho da polícia” afirma o secretário de Justiça da Bahia

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, voltou a manifestar sua opinião sobre a importância do monitoramento da