Governo prepara Desenrola 2.0 com uso do FGTS para quitar dívidas; entenda
O governo federal deve anunciar ainda esta semana uma nova versão do programa Desenrola Brasil, apelidada de “Desenrola 2.0“, que permitirá o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para renegociação de dívidas.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27) pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, que afirmou que o governo ainda finaliza os detalhes antes de enviar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A gente segue trabalhando com a possibilidade de usar o fundo de garantia”, disse o ministro.
Segundo Durigan, haverá limite para o uso do FGTS, vinculado ao valor da dívida renegociada. “É um saque limitado dentro do programa, vinculado ao pagamento das dívidas”, explicou.
O ministro também afirmou que o programa exigirá redução significativa das dívidas, principalmente em modalidades com juros altos, como cartão de crédito, crédito direto ao consumidor (CDC) e cheque especial. “Com um desconto amplo, a gente vai chegar a descontos de até 90% nesse programa”, estimou.
As dívidas devem ter entre três meses e dois anos, sendo que as mais antigas poderão receber descontos maiores. A expectativa do governo é que milhões de brasileiros sejam beneficiados pela nova rodada do programa de renegociação.




